Fatos Sobre cintilografia ossea Revelado



Fase tardia: Sãeste imagens de corpo inteiro, realizadas entre 2 e 4 horas após a injeção venosa, será facultado, em quadros selecionados, ser necessária a aquisiçãeste por imagens mais tardias.

Será realizada injeçãeste na veia utilizando agulha fina (desconforto mínimo) do radiotraçador ósseo MDP-99mTc (metilenodifosfonado marcado utilizando tecnfoicio). A dose do radiação é baixa (similar ao exame da radiologia), utilizando probabilidade quase nula do reação alérgica.

Fase por fluxo sanguíneo: Este radiofármaco é injetado na veia do paciente usando este precisamente já posicionado na câmara do cintilação. Estas imagens duram aproximadamente 2 MOMENTOS.

Cintilografia óssea trifásica de modo a guiar a retirada por implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *

Será injetado na veia do paciente 1 radiofarmaco (MDP) e logo após sera orientado a ingestãeste de bastante liquido, devendo aguardar por 3 à 5 horas para o incio da aquisiçãeste das imagens.

5 CINTILOGRAFIA ÓSSEA TRIFÁSICA PARA GUIAR A RETIRADA Por IMPLANTES METÁLICOS EM FRATURAS: ESTUDO PRELIMINAR 6 Fraturas Tipo II-III D M A Fraturas Genero IV D M A Gráfico Achados cintilográficos vs. tipos de fraturas fragmentos, tua fixação permanecequedavel por té especialmentecnica atraumática e mobilização articular precoce (). A reduçãeste anatômica dos fragmentos pode trazer certos inconvenientes, como seqüela vascular e dificuldade do movimentaçãeste da articulação próxima à fratura devido ao edema muscular secundário ao traumatismo cirúrgico (nove). Em Teor biomecânicos, os métodos do fixação biológicos são suficientemente fixa jazepararpermanecequedaveis e fornecem ao osso capacidade do suportar carga isento impedir a reparaçãeste tecidual. A osteossíntese utilizando HIB é considerada atualmente o mfoitodo por eleiçãeste para o terapia DE fraturas diafisárias do fêmur (,), como os fragmentos são fixados de modo Muito mais fisiológico, ou mesmo que, confere maior estabilidade aos fragmentos, lesa menos a tua vascularização, isento eliminar este hematoma da fratura, este qual promove a FORMATOção mais precoce do calo ósseo. Isto é claramente demonstrado pela cintilografia óssea trifásica, pela menor intensidade do captação do traçador nos pacientes submetidos a o presente Espécie de terapia (tabela ). Unicamente seis,7% Destes pacientes submetidos à fixação usando HIB apresentaram aumento moderado da remodelação óssea no local da fratura e os demais, exclusivamente aumento discreto (gráfico ). A PP é colocada tangencialmente aos fragmentos ósseos e permite certo grau do mobilidade, de que leva à hipertrofia o calo ósseo (), o que pode ser a explicação de modo a este aumento por captação óssea do traçador evidenciado na cintilografia óssea trifásica em todos ESTES pacientes estudados. Em,% destes pacientes a remodelação foi discreta, em 7% moderada e em,% acentuada. As alterações na fase tardia da cintilografia óssea nos pacientes usando HIB foram mais discretas e ocorreram em um menor número de pacientes em comparaçãeste usando ESTES submetidos à PP, indicando de que o calo ósseo no primeiro método do fixaçãeste estava sofrendo menor movimentaçãeste de que não a por compressãeste, permitindo, logo, óptima consolidaçãeste do local da fratura (gráfico ).

A graduação foi fabricada atravé especialmentes da comparaçãeste usando o lado oposto, a ser a captação considerada discreta quando exclusivamente ligeiramente maior qual a do lado oposto e Assim sendo sucessivamente. Estudo tomográfico Os pacientes utilizando seguimento maior do que 3 anos foram submetidos à retirada do material de síntese e TC do fêmur lesado. Os demais nãeste puderam ser submetidos à TC devido à presença do material do síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas com este grau de captaçãeste pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes que analisaram a morfologia e a FORMATOção do calo ósseo (figuras D e D). RESULTADOS Em 6 pacientes com HIB, as fases do fluxo e equilíbrio no local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral não fraturado em quatro (66,seis%) e discretamente aumentadas em dois. A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se discretamente aumentada pelo local da fratura em cinco pacientes (8,%) e aumentada em grau moderado em 1 (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixaçãeste usando PP, a fase por fluxo foi normal em todos. A fase por equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em 1 e em grau moderado em 1 (figura B). A fase tardia (ou remodelação óssea) mostrou-se alterada em todos ESTES pacientes com PP, usando discreto aumento da remodelaçãeste no local da fratura em 1 (,%), moderada remodelaçãeste óssea em cinco (7%) e acentuada remodelação óssea em 1 (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocaçãeste do HIB há Ainda mais tempo (,9 anos) apresentou discreta remodelaçãeste óssea, utilizando fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente usando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março, 69

Basicamente consiste na injeção na veia do radiotraçador ósseo (difosfonados) qual permite este rastreamento do esqueleto como um todo.

Em quatro pacientes (2 utilizando HIB e dois com PP) o material de fixação foi retirado e em seguida foi realizada a TC do local da fratura. Nos pacientes usando HIB (n ESTES e seis) a TC evidenciou FORMATOçãeste de calo ósseo normal. Nestes pacientes, a cintilografia óssea evidenciou unicamente discreta remodelação óssea pelo local da fratura (figura ). Nos 2 pacientes tratados utilizando PP a TC mostrou FORMATOçãeste de 1 calo ósseo irregular (figura ). C) Fase tardia N D M A N D M A PP Normal Gráfico Comparaçãeste Destes achados da cintilografia óssea trifásica nos 2 tipos de ler mais material por síntese HIB DISCUSSÃO As fraturas diafisárias do fêmur são, geralmente, secundárias a traumatismos do grande energia (atropelamentos, acidentes automobilísticos e motociclísticos). Acometem geralmente adultos jovens na fase produtiva (,). A avaliação cintilográfica dessas fraturas é rara na literatura (seis,7 ). A cintilografia óssea trifásica nos dá informações importantes de modo a avaliaçãeste e seguimento desses pacientes, tais tais como a vascularização e usar este link remodelação óssea do local da fratura (8). Este terapia proposto através AO (Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthefragen) preconiza a redução anatômica dos 7 Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março,

 Se você é diagnosticado com câncer, as metástases ósseas podem possibilitar, às vezes ser encontradas previamente por provocar quaisquer sintomas. Seu mfoidico poderá solicitar exames como cintilografia óssea. A cintilografia óssea mostra a presença (ou nãeste) por metástases ósseas. Neste exame é visualizada a totalidade do esqueleto, e às vezes É possibilitado a mostrar pontos por metástase óssea de que ainda não estãeste provocando qualquer sintoma.

Medicina Nuclear Diagnóstico A MND oferece a clínicos e pacientes exames da Ainda mais elevada tecnologia e competência profissional. A partir de 1995, atinge o exatamente nível tecnológico das melhores instituições do país e do mundo em tua especialidade.

Sim. Os riscos sãeste mínimos e relacionados somente a probabilidade de reaçãeste adversa a medicamentos (contendo reação alé especialmentergica), sendo este rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reação Ainda mais verificada, nãeste se observando nenhuma reação grave de que necessite de hospitalização ou qual cause sequela para saúdo.

Fase do equilíbrio: Este paciente continua posicionado na câmara de cintilação e são feitas imagens por Ainda mais 10 MOMENTOS.

Cintilografia é o nome genfoirico dado ao procedimento diagnóstico por imagem na especialidade do medicina nuclear. Esta é uma palavra híbrida cujo significado é registro da cintilaçãeste, qual é este primário fenômeno pelo processo de maneiraçãeste da imagem, a partir da radiaçãeste emitida pelo órgão de que está sendo examinado. De modo a qual ESTES multiplos órgãESTES do nosso corpo permitam ser examinados, é necessário executar com qual ESTES materiais radioativos empregados cheguem até ESTES mesmos. De modo a isso, utilizamos elementos radioativos de que apresentam afinidade natural ou de que esses elementos estejam ligados a substâncias que possuem afinidade por esses órgãos.

Endereço para correspondência: Elba C.S.C. Etchebehere, Serviçeste por Medicina Nuclear, Hospital DE Clínicas da Unicamp, Caixa Postal Campinas, SP País do futebol. Tel.: , fax: + 9 -, Recebido em //. Aprovado para publicaçãeste em nove//. Copyright RBO lográficas moderadas e FORMATOçãeste anormal do calo ósseo. As discretas alterações descritas na cintilografia óssea nos pacientes usando HIB indicam de que o presente Género do fixação leva a menor exigência mecânica do calo ósseo utilizando remodelaçãeste Muito mais fisiológica, comprovada pelo estudo tomográfico em dois pacientes, mostrando tua anatomia semelhante à do fêmur contralateral. Blogar não ocorreu nos pacientes utilizando PP, talvez devido a uma elevado movimentação Destes fragmentos ósseos permitida por este nosso material. Esta movimentação sugere que este nosso Espécie do fixaçãeste talvez nãeste seja este Muito mais fisiológico, não proporcionando à fratura condições adequadas de modo a se consolidar. Unitermos Cintilografia óssea; MDP- 99m Tc; fratura; calo ósseo; implante metálico; remoção ABSTRACT Three-phase bone scintigraphy as a guide to metallic implant removal The objective of this study was to evaluate the role of three-phase bone scintigraphy (TBS) as a guide to implant removal in patients with femoral shaft fractures treated with bridging-plate (BP) or interlocking nail (IN), since this decision is based on non-confident criteria. Thirteen patients were studied, six with IN and seven with BP. They were imaged on a camera-computer system after the intravenous injection of 7 MBq of 99m Tc-MDP. Implant removal was performed, on the average,. months after the fracture, in four patients (two with BP and two with IN). Patients with IN showed slightly increased tracer uptake on the delayed images and slight callus formation. In contrast, patients with BP showed moderately increased uptake and an anomalous callus in comparison with the normal femur. The slightly increased uptake of the tracer in patients with IN may be related to the fact that this implant does not allow Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março, 67

O nível do radiaçãeste injetada no paciente é mínimo e nãeste proporciona nenhum dano. A cintilografia óssea pode ser realizada em hospitais ou em laboratórios do imagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *